sábado, 28 de março de 2009

Divulgação da Associação Coragem

Noticia publicada no site da RTP sobre o evento de divulgação da Associação Coragem em 24/10/2008

Nacional
Saúde: Associação Coragem apresenta apoio a crianças com doenças cardíacas

Lisboa, 24 Out (Lusa) - A Associação Coragem vai ser apresentada hoje no serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz (HSC), em Lisboa, para dar a conhecer as doenças cardíacas infantis e sensibilizar a sociedade para esta realidade

A apresentação da Associação tem como finalidade "promover o conhecimento destas doenças, não só junto da população, mas também dentro da comunidade médica", disse à agência Lusa o director do serviço de Cardiologia Pediátrica do HSC, Fernando Maymone.

A Associação Coragem já existe há ano e meio e foi criada por pais, médicos, enfermeiros e amigos de crianças com doenças cardíacas para a angariação de fundos de apoio a doentes e respectivas famílias.

Fernando Maymone afirmou que "o objectivo da Associação é dar apoio às crianças e às famílias, tanto emocional como financeiro", uma vez que há pais que perdem o emprego devido ao tempo que necessitam para acompanhar a doença dos filhos.

Segundo a enfermeira do serviço de Cardiologia do hospital, Ana Filipa Luz, estas crianças "têm direito a um subsídio de doença crónica, mas não têm mais nenhum tipo de apoio do Estado".

Há poucos hospitais no país com serviço de cirurgia cardíaca infantil, o que implica uma deslocação da zona de residência durante o internamento da criança.

É também para colmatar esta falha que o fundo financeiro da Associação foi criado. Ana Filipa Luz explicou que uma parte já foi aplicada "para melhoria das condições do serviço e de aparelhos" naquele hospital.

Por outro lado, "o problema do internamento prolongado é que nem todas as famílias têm capacidade financeira e por vezes há um emprego que acaba por ser sacrificado", afirmou Rita Paúl, que vai participar na apresentação da Associação.

Rita Paúl é mãe de uma criança com dois anos e meio que nasceu com problemas cardíacos e que teve de ser operada com dois meses de vida.

"Esta é uma experiência limite para os pais, é um período bastante complicado emocionalmente", lembrou Rita Paúl, criticando não haver informação suficiente sobre estas doenças, pelo que os pais tentam suprir essa lacuna através de troca de experiências entre si.

Esta mãe sublinha que as crianças são "muito resistentes, muito corajosas, e a maneira como elas recuperam deixam os pais muito orgulhosos", daí o nome da associação ser Coragem.

No evento, ao fim da tarde, será feita uma apresentação das várias doenças cardíacas que afectam as crianças e, para além da intervenção de Rita Paúl sobre as experiências dos pais, um pai irá falar sobre o caso da filha que é considerado único no mundo e que mereceu a atenção de vários fóruns de cardiologia.

Em simultâneo, o atleta de râguebi Vasco Uva irá reunir-se com crianças que já foram operadas para as condecorar com medalhas, enaltecendo a sua coragem.

Para ajudar a Associação Coragem vão estar à venda agendas anuais com desenhos feitos pelas crianças internadas que podem ser adquiridas por cinco euros durante o evento.

CZF/SZS.

Lusa/Fim



Sem comentários:

Enviar um comentário